QUEM SOMOS?

​SOBRE A FÊNIX

A Associação Fênix faz um trabalho social com crianças e famílias de comunidades socialmente vulneráveis na cidade de Jacareí.

Um dos objetivos da Associação Fênix é acompanhar as crianças em dificuldade escolar, familiar e social e proporcionar-lhes referências diferentes, tais como carinho e esperança, através da presença de adultos bem-intencionados e alegres para ajudá-los a acreditar e criar mais para frente um mundo melhor.

Chamamos estas crianças de "crianças transformadoras" e nossa meta é plantar a esperança em seus corações, levar a educação e o conhecimento.

Nossa metodologia considera e trabalha o contexto dos atendidos, promovendo ainda o fortalecimento das famílias e comunidades.

Missão: Contribuir para a formação cultural e educacional de crianças para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.

Visão: Ser reconhecida como organização que desenvolve e dissemina práticas que contribuem para a transformação social.

Valores: Dignidade, Fraternidade, Perseverança, Esperança e Solidariedade

Nossa história: (veja também nossa Linha do Tempo...)

No ano de 2010 começamos nossa história na comunidade do Rio Comprido, na divisa entre São José dos Campos e Jacareí. Quando olhamos para trás, identificamos o quanto aprendemos e evoluímos na missão de auxiliar as crianças, adolescente e jovens à transformarem suas realidades. As conquistas obtidas até agora – reveladas pela ação de crianças, adolescentes e jovens que despertam para um novo mundo contam com o apoio de uma rede do bem que acredita na mudança social. São empresas (patrocinadoras, parceiras, colaboradoras), amigos (pessoas físicas, padrinhos, colaboradores) e voluntários que investem recursos financeiros, dedicação, muito trabalho e principalmente, acreditam no poder transformador das crianças.

Esses anos foram plenos de desafios e alegrias! Nossas crianças estão se desenvolvendo cada vez mais dentro da proposta de trabalhar as famílias em vulnerabilidade social como um todo. O foco, é claro, são as crianças, que hoje são atendidas gratuitamente nas diversas oficinas oferecidas no nosso espaço (Balé, Break, Violão, Percussão, Teatro, Capoeira, Taekwondo, etc.).

E os jovens e adolescentes não ficam atrás, com oficinas dedicadas especialmente a eles, como inclusão digital, capacitação profissional, o break, o projeto de sexualidade com as psicólogas, além da mocidade Anjos do Resgate...

Para as Mães, a oficina de patchwork trouxe mais integração com a instituição, com uma maior participação das mesmas, além dos encontros de mulheres, ginástica, zumba e dia da beleza.

Graças aos voluntários que saem duas vezes por mês nas ruas de Jacareí e São José dos Campos, pedindo alimentos de porta em porta, a Associação Fênix também distribui cestas básicas para muitas famílias e alimento aos moradores de rua.

A Fênix, cumprindo sua missão de melhorar a realidade da comunidade, disponibiliza gratuitamente seu espaço para atividades da do poder público para palestras, acompanhamento da área da saúde, social e psicológica, além de reuniões com a comunidade. Tem parceria também com a CPMA e CRAS, disponibilizando salas para atendimento dos moradores e com as escolas EMEF Maria Luiza e EMEI Rio Comprido, oferecendo o espaço para o Ações das escolas.

A Associação Fênix está mudando a realidade das comunidades em que atua, após a sua chegada e o sucesso de suas ações, o Rio Comprido está em vias de oficialização para se tornar um bairro, as ruas receberam o asfalto, as famílias têm suas crianças aprendendo e se desenvolvendo cada vez mais, há uma esfera de autoestima maior...

A Associação Fênix tem por missão e objetivo o resgate das possibilidades e potencialidades de seus assistidos, procuramos levá-los a refletir sobre suas questões que momentaneamente os impossibilita de serem protagonistas de sua autonomia e de sua transformação. As atividades da Associação Fênix se balizam no acompanhamento das crianças em dificuldade escolar, familiar e social, proporcionando-lhes referências diferentes, tais como carinho e esperança, através da presença de adultos (profissionais de diversas áreas) bem-intencionados para ajudá-los a acreditar e criar mais para frente um mundo melhor. O corpo de voluntariado da instituição tem como cunho referencial e teórico o ECA, a LDB e também a “PRESA” (Perseverança – Respeito – Esperança – Solidariedade e Amor), a qualquer momento pronto a ser disseminado aos assistidos. Chamamos estas crianças de "crianças transformadoras" e nossa meta é plantar a esperança em seus corações, levar a educação e o conhecimento, contribuindo assim para o seu desenvolvimento pessoal.

Em 2015 iniciamos uma grande parceria com a Petrobras, que patrocinou o Projeto Mosaico Sócio Cultural, oferecendo oficinas de Balé, Break, Violão, Coral, Flauta, Percussão, Teatro Psicopedagógico, além de orientação e capacitação para a busca de emprego e o patchwork. Idealizado e realizado pela Associação Fênix o projeto permitiu que todas as oficinas, 100% gratuitas, fossem oferecidas para mais de 300 participantes dentre crianças, os adolescentes, os jovens e também para as mães e avós. Esse projeto demandou bastante esforço da equipe da Fênix, que trabalhou com muito empenho para o sucesso deste grande desafio, que já no primeiro ano apresentou excelentes resultados com diversas apresentações das crianças. Este projeto foi um divisor de águas para a Associação Fênix, pois levou a instituição à um patamar muito maior, com a quantidade de oficinas oferecidas e consequentemente, o número de participantes. Esse desafio demandou uma revisão dos métodos de trabalho e de gerenciamento, levando à um profissionalismo maior no desenvolvimento das atividades. Ao final desta grande parceria e patrocínio, a Fênix fez um grande esforço para que as oficinas mais importantes continuassem.

Hoje, nosso maior desafio é de buscar recursos para a sustentação financeira da instituição, pois grande parte dos recursos vêm de doações de voluntários e empresas parceiras e de ações pontuais, como eventos beneficentes e bingos.

Ações e projetos: A Fênix está diretamente inserida nas ações coletivas do bairro, o espaço oferece parcerias com:

•    Prefeitura Municipal: disponibilização gratuita do local para: palestras de gestantes palestras com dentista, ginástica com acompanhamento da área da saúde, eventos como festa para idosos, festa para crianças, bairro em ação, etc. Também viabilizamos o acesso do CRAS, que oferece atendimento aos moradores, tanto para os inseridos no programa bolsa família, quanto aos adolescentes que são assistidos pelo CREAS, também acontecem reuniões com a comunidade para legalização do bairro e orçamento participativo.

•    CIEE: Trazemos regularmente os assistentes sociais do CIEE para orientarem os jovens assistidos e da comunidade para as oportunidades de treinamento e busca de estágio ou primeiro emprego. Há jovens que participam dos treinamentos do CIEE em São José dos campos.

•    Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania: oferece oportunidades de transformação do beneficiário prestador de serviço à comunidade da sociedade na forma de agir e pensar

•    Faculdade Anhanguera e Unip – São José dos Campos: oferece estágio supervisionado na área de psicologia e pedagogia.

Outros projetos em andamento:

•    Comida é para todos – Entrega de cestas Básicas – Ericsson (doação de 110 cestas por mês).

•    Projeto Construindo Relações – ação própria para a prevenção da sexualidade e gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, erotização infantil... (100 adolescentes).

•    Mocidade Anjos do resgate – Voluntários da Fênix – conduzir os jovens ao autoconhecimento, valorização pessoal e ao resgate de si mesmo auxiliando-os à se transformarem em condutores de outros jovens assumindo a postura de um verdadeiro anjo do resgate.

•    Projeto Social de Acolhimento e Inserção de Famílias em Vulnerabilidade Social – Acreditar é Preciso. – 15 famílias são beneficiadas, cerca de 70 pessoas. Parceria com Posto de Saúde, EMEF Maria Luiza, EMEI Rio Comprido, Associação Fênix, Pastoral da criança e Vicentinos.

A experiência adquirida através das diversas oficinas e do trabalho cotidiano junto às crianças e famílias trouxe um pleno conhecimento do “modus-operandi” dos assistidos e proporcionou um grande “savoir-faire” para o sucesso de nossos novos projetos.

Os eventos culturais da Fênix, apoiados pelo poder público e pelas empresas parceiras, mostraram toda a capacidade das crianças transformadoras nas apresentações de balé, capoeira, música e teatro.

À metodologia utilizada foram somadas experiências como a presença de jovens mediadores e monitores no dia a dia das atividades, o trabalho que busca reforçar o prazer em aprender, a integração entre diferentes áreas de conhecimento, a proposta de mediação de conflitos, a participação de moradores do bairro como elementos de aproximação com a comunidade.

A Associação Fênix conta com a parceria de algumas empresas da região com doação financeira e de materiais de consumo e no auxílio na execução das ações.

Enfim, nossos projetos são fundamentados na proteção integral prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), focando no direito à educação, esporte, cultura e lazer. Nosso lema é: “Semeando sonhos, colhendo realizações” e nossa equipe se empenha diariamente para continuar realizando a grande proposta de transformação social.

LINHA DO TEMPO

2010 - 2011

Chegamos ao Rio Comprido em 2010 através da EMEF Maria Luiza, aonde íamos aos domingos levar carinho, reforço escolar, o Reiki, as brincadeiras e um almoço feito com muito amor, ao final havia entrega de cestas básicas. E, entre muita poeira e bastante vontade em auxiliar na educação e desenvolvimento das crianças, iniciamos um relacionamento baseado no acolhimento e no amor.

• 60 assistidos;

• Registro Oficial do Estatuto da Associação Fênix;

• Oficinas de Balé e Capoeira;

• Entrega de cestas básicas;

• Encontro de Mulheres.

2012-2013

Passados três anos do nascimento oficial da Fênix, o grande desafio foi conquistar a confiança das crianças e das famílias, trazendo-as para nossa instituição com muito amor e carinho. O segundo passo foi transformar a credibilidade, os valores e o idealismo de seus instituidores em resultados no trabalho realizado. E assim, foram iniciadas parcerias com empresas como Gerdau e Ericsson e com o setor público: CRASS, EMEI, EMEF e Posto de Saúde, com atendimentos aos familiares dos educandos e às pessoas da comunidade.

Marcos 2012 - 2013:

• Mais de 250 assistidos;

• Inauguração do Espaço Fênix no Rio Comprido;

• Novas oficinas: Reforço escolar e informática;

• Projeto Meio Ambiente: Gerdau

• Programa Comida é para todos: Fênix e Ericsson

• Apoio psicológico;

• Mocidade Anjos do Resgate;

• Dia da Beleza e apoio à Comunidade;

• Continuidade dos projetos e oficinas dos anos anteriores.

2014-2017

Em 2014 novos projetos foram iniciados e finalmente foi firmada parceria com a Prefeitura de Jacareí, disponibilizando o espaço Fênix gratuitamente para reuniões e atividades da comunidade e dos serviços da prefeitura, como orçamento participativo, reuniões da Pró Lar para a legalização do bairro, área da saúde, reuniões de gestantes, hipertensos, etc. É um trabalho em rede que atende famílias em extrema vulnerabilidade social, agregando o posto de saúde, as escolas EMEF e EMEI e as igrejas locais.

Todo esse trabalho permitiu uma maior visibilidade do bairro, trazendo o asfalto e iniciando o processo de legalização.

Em 2015 foi assinado o contrato de patrocínio da Petrobras para o Projeto Mosaico Sócio Cultural que ofereceu diversas oficinas na área da cultura (Balé, Break, Violão, Flauta, Percussão, Coral, Teatro Psicopedagógico), além da área profissionalizante com as oficinas de Capacitação Profissional e Patchwork. Este projeto permitiu um desenvolvimento considerável das crianças e adolescentes que participam das diversas atividades e foi um divisor de águas para a Fênix, pois levou a instituição à um patamar muito maior, com a quantidade de oficinas oferecidas e consequentemente, o número de participantes.

Ao final do contrato de patrocínio do Projeto Mosaico Sócio Cultural, em meados de 2017, a Fênix aceitou o desafio de buscar recursos para a continuidade do projeto.

Início de novas oficinas: Taekwondo e Projeto Construindo Relações

Marcos 2014 - 2017:

• Mais de 500 assistidos;

• Projeto Mosaico Sócio Cultural;

• Projeto Conectando Sonhos, com Johnson e The Resource Foundation (Estados Unidos);

• Novas oficinas: Contação de histórias (com voluntários) e Grafitti (com Gerdau);

• Intercambio Cultural – com Aiesec

• Programa Apadrinhe uma criança;

• Parceria com Prefeitura e escolas;

• Continuidade dos projetos e oficinas dos anos anteriores.